Centro de Check-UP cardiovascular

CHECK UP e Exames cardiológicos em Curitiba - Cardiologia

Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm
CRM: 20985-PR - RQE 21616

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Cardiologia Curitiba é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIOCOR Curitiba.
Dra. Daniela Nejm é chefe do Serviço de Cardiologia da Angiocor Curitiba e realiza o check up cardiológico: prevenção e tratamento dos males que acometem o correto funcionamento do coração, bem como os exames de diagnósticos.

Bradicardia

Bradicardia

A bradicardia é uma arritmia (frequência ou ritmo cardíaco anormal) caracterizado pela diminuição da frequência cardíaca. Normalmente, um ser humano possui uma frequência cardíaca de 60 a 100 bpm (batimentos por minuto), sendo assim, quando o batimento por minuto está abaixo de 60, é definido como bradicardia.

Embora isto seja comum em pessoas em boa forma física e atletas, na maior parte dos casos, esta condição indica problemas na condução do estímulo elétrico.

Causas da bradicardia

São variegadas as causas da bradicardia, e são divididas em cardíacas e não-cardíacas.

As bradicardias não cardíacas geralmente estão relacionadas ao uso de drogas, questões metabólicas ou endócrinas (principalmente na tireóide), desequilíbrio eletrolítico, fatores neurológicos, reflexos autônomos, fatores circunstanciais, como por exemplo, repouso por um grande período de tempo e problemas auto-imunes.

As bradicardias cardíacas incluem doença cardíaca vascular e doença cardíaca isquêmica crônica. No geral, as desordens no nódulo sinoatrial ou no nódulo atrioventricular são os que mais resultam em bradicardia. Esta alteração é mais comum em idosos.

Tratamento da bradicardia

Com a bradicardia, primeiro deve-se controlar os sintomas associados como limitações decorrentes de fadiga, desmaio e tonteira. O tratamento da bradicardia depende se há sintomas presentes e suas causas.

Tratamento com medicamentos geralmente não é indicado para pacientes que não apresentam sintomas. Para pacientes com sintomas, deve-se corrigir as desordens causadoras da bradicardia.

Um monitor cardíaco é essencial para determinar a atividade elétrica cardíaca e deve ser instalado imediatamente e observado continuamente.

Os seguintes exames complementares podem ser úteis durante o tratamento:

Gasometria arterial;

Raio-X;

Eletrocardiograma (ECG);

Eletrólitos séricos;

Digoxina ou digitoxina sérica (na suspeita de intoxicação digitálica);

Atividade de colinesterase sérica e eritrocitária (na suspeita de intoxicação por organofosforados).

Destaques

Campanha "Setembro Vermelho"

Celebrado todo dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, a campanha "Setembro Vermelho" informa a respeito de cardiopatias.

Campanha 'Setembro Vermelho'

Você sabia que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas? O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. A saúde de nosso coração está em evidência nesta época do ano, pois estamos no "Setembro Vermelho".

Como reconhecer um infarto

Os sintomas clássicos são aperto no peito espalhando para o braço esquerdo, suor em excesso e perda da consciência.

Reconhecimento de um infarto: Apenas 2% dos brasileiros sabem reconhecer um infarto.

É importante lembrar que quando se trata de doenças do coração, a falta de informação pode ser fatal. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 2 minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular, e não saber quando se trata de um infarto diminui a chance de sobrevivência.

A importância do check up cardiológico

Saiba por que ver seu médico regularmente e a realização do check up cardiológico é importante para a saúde de seu coração.

A importância do check up cardiológico

Com a doença cardíaca, causando vítimas em todo o país, devemos sempre ter uma imagem precisa de nossa saúde cardiovascular. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva. Manter a saúde em dia é indispensável, e o check up cardiológico, também é de extrema importância.

Razões para se realizar o check up médico!

A saúde é um componente chave para tudo o que fazemos, conheça as razões para a realização de um check up médico, mesmo se sentindo bem.

Razões para se realizar o check up médico!

Você se sente bem, não toma medicamentos regularmente, não fuma, e toma muito cuidado com a alimentação. A possibilidade é: você provavelmente não realizou um check up por um tempo, certo? No entanto, os médicos advertem com relação a este comportamento, em termos de saúde a longo prazo.

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm - CRM: 20985-PR - RQE 21616

Desenvolvido por: Paulo Henrique