Centro de Check-UP cardiovascular

CHECK UP e Exames cardiológicos em Curitiba - Cardiologia

Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm
CRM: 20985-PR - RQE 21616

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Cardiologia Curitiba é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIOCOR Curitiba.
Dra. Daniela Nejm é chefe do Serviço de Cardiologia da Angiocor Curitiba e realiza o check up cardiológico: prevenção e tratamento dos males que acometem o correto funcionamento do coração, bem como os exames de diagnósticos.

Taquicardia

Taquicardia

A taquicardia é uma forma de arritmia cardíaca, o termo taquicardia é utilizado para designar um aumento de frequência cardíaca (batimento rápido do coração). Por convenção, o termo alude a taxas de batimento cardíaco maiores de 100 por minuto em pacientes adultos. Taquicardia pode ser uma resposta fisiológica perfeitamente normal ao estresse. Porém, dependendo do mecanismo da taquicardia e situação do coração do paciente, a taquicardia pode ser danosa e necessitar tratamento médico (clínico e/ou cirúrgico). Em casos extremos, taquicardia pode ameaçar a vida.

A taquicardia pode ser prejudicial de três formas:

Primeiro: Se o coração bater muito rápido por um longo período de tempo ele mudará o equilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono na hemoglobina do sangue; isso é normal durante o exercício físico mas pode ser muito perigoso durante repouso.

Segundo: Quando o coração bate muito rapidamente ele pode bombear sangue com menos eficiência.

Terceiro: Quanto mais rápido o coração bater, mais oxigênio e nutrientes ele necessitará. Isso pode fazer com que o paciente sinta-se sem fôlego e causar angina (dor no peito), o que pode ser especialmente problemático para aqueles sofrendo de doença cardíaca isquêmica.

Tipos de taquicardias

Uma das formas de se classificar a taquicardia é quanto ao mecanismo que a origina, vejamos:

* Taquicardia sinusal, é a que se origina no nó sinusal, o marca passo natural do coração.

* Taquicardia ventricular é a que se origina nos ventrículos do coração.

* Taquicardia supraventricular é a que se origina nos átrios do coração.

Tratamento de taquicardias

O tratamento da taquicardia é geralmente direcionada para a conversão química usando antiarritmicos, conversão elétrica dando choques externos para colocar o coração no ritmo normal, ou utilização de medicamentos para controlar a freqüência cardíaca. A modalidade de tratamento usado depende do tipo de taquicardia e estabilidade hemodinâmica do paciente. Se a taquicardia é originada no nódulo sinusal (taquicardia sinusal) o tratamento para a causa geralmente é suficiente. Por outro lado, se a taquicardia é de origem potencialmente fatal, como a taquicardia ventricular, o tratamento com agentes antiarritmicos ou conversão elétrica pode ser necessário.

Acima de tudo, a modalidade de tratamento é talhada para cada indivíduo e varia de acordo com o mecanismo da taquicardia, sua duração, o quanto o paciente tolera batimentos cardíacos mais rápidos, probabilidade de recorrência depois que o ritmo cardíaco é normalizado, e qualquer outro problema de saúde que a pessoa tenha

Destaques

Campanha "Setembro Vermelho"

Celebrado todo dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, a campanha "Setembro Vermelho" informa a respeito de cardiopatias.

Campanha 'Setembro Vermelho'

Você sabia que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas? O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. A saúde de nosso coração está em evidência nesta época do ano, pois estamos no "Setembro Vermelho".

Como reconhecer um infarto

Os sintomas clássicos são aperto no peito espalhando para o braço esquerdo, suor em excesso e perda da consciência.

Reconhecimento de um infarto: Apenas 2% dos brasileiros sabem reconhecer um infarto.

É importante lembrar que quando se trata de doenças do coração, a falta de informação pode ser fatal. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 2 minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular, e não saber quando se trata de um infarto diminui a chance de sobrevivência.

A importância do check up cardiológico

Saiba por que ver seu médico regularmente e a realização do check up cardiológico é importante para a saúde de seu coração.

A importância do check up cardiológico

Com a doença cardíaca, causando vítimas em todo o país, devemos sempre ter uma imagem precisa de nossa saúde cardiovascular. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva. Manter a saúde em dia é indispensável, e o check up cardiológico, também é de extrema importância.

Razões para se realizar o check up médico!

A saúde é um componente chave para tudo o que fazemos, conheça as razões para a realização de um check up médico, mesmo se sentindo bem.

Razões para se realizar o check up médico!

Você se sente bem, não toma medicamentos regularmente, não fuma, e toma muito cuidado com a alimentação. A possibilidade é: você provavelmente não realizou um check up por um tempo, certo? No entanto, os médicos advertem com relação a este comportamento, em termos de saúde a longo prazo.

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm - CRM: 20985-PR - RQE 21616

Desenvolvido por: Paulo Henrique