Centro de Check-UP cardiovascular

CHECK UP e Exames cardiológicos em Curitiba - Cardiologia

Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm
CRM: 20985-PR - RQE 21616

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Cardiologia Curitiba é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIOCOR Curitiba.
Dra. Daniela Nejm é chefe do Serviço de Cardiologia da Angiocor Curitiba e realiza o check up cardiológico: prevenção e tratamento dos males que acometem o correto funcionamento do coração, bem como os exames de diagnósticos.

Check up Cardiológico

Em países do primeiro mundo a medicina baseia-se na prevenção e não no tratamento de doenças. De maneira prática, evitando as doenças ou as detectando de maneira precoce, é possível permitir que uma pessoa viva por mais tempo melhorando a qualidade de vida. E é nesse contexto que a ideia do check-up se torna uma vantagem na preservação da nossa saúde. 

O check-up cardiológico consiste em uma avaliação médica com o objetivo específico de detectar características no paciente que indiquem ele estar sob risco de acometimento cardiovascular, identificando fatores de risco para essas doenças e diagnosticando – as precocemente. Além da história colhida e do exame físico realizado pelo médico especialista, serão solicitados exames de sangue ou imagem, conforme se fizer necessário.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de queda na qualidade de vida e de morte no mundo, e incluem o derrame (AVC), o infarto, a hipertensão, as amputações e os aneurismas (que consistem em dilatações localizadas das artérias de qualquer parte do corpo). 

A base da grande maioria das principais doenças cardiovasculares é a aterosclerose. A aterosclerose é uma placa de gordura e outras células que se forma na parede interna das artérias, principalmente devido à hipertensão e ao colesterol alto, podendo obstrui-las ou gerar êmbolos que viajam pelos vasos podendo causar uma obstrução à distância, sendo essa uma das causas de derrame. No caso das veias, as varizes e as tromboses são as doenças mais comuns, que por si só podem gerar graves complicações como a produção de um êmbolo para o pulmão gerando grave insuficiência respiratória.

Dada a importância da prevenção de doenças do sistema cardiovascular, o check-up cardiológico está indicado para pessoas acima dos 40 anos e que apresentam fatores de risco sabidamente associados a grande maioria dessas doenças. São eles: hipertensão, obesidade, aumento de colesterol, diabetes, presença de varizes, pessoas que apresentam história familiar positiva para essas doenças, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, açúcar e sal, fumo, assim como também as gestantes - uma vez que a gestação aumenta o risco de trombose venosa profunda e acarreta grande demanda cardiovascular, é importante a mulher que deseja engravidar buscar avaliação para iniciar uma gestação mais tranquila e saudável. Após o check-up, que inclui diversas orientações gerais e específicas para o paciente, será possível para ele conscientizar-se da importância de todos esses aspectos sobre seu organismo e prosseguir com uma vida mais saudável e possivelmente mais longa.

Destaques

Campanha "Setembro Vermelho"

Celebrado todo dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, a campanha "Setembro Vermelho" informa a respeito de cardiopatias.

Campanha 'Setembro Vermelho'

Você sabia que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas? O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. A saúde de nosso coração está em evidência nesta época do ano, pois estamos no "Setembro Vermelho".

Como reconhecer um infarto

Os sintomas clássicos são aperto no peito espalhando para o braço esquerdo, suor em excesso e perda da consciência.

Reconhecimento de um infarto: Apenas 2% dos brasileiros sabem reconhecer um infarto.

É importante lembrar que quando se trata de doenças do coração, a falta de informação pode ser fatal. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 2 minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular, e não saber quando se trata de um infarto diminui a chance de sobrevivência.

A importância do check up cardiológico

Saiba por que ver seu médico regularmente e a realização do check up cardiológico é importante para a saúde de seu coração.

A importância do check up cardiológico

Com a doença cardíaca, causando vítimas em todo o país, devemos sempre ter uma imagem precisa de nossa saúde cardiovascular. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva. Manter a saúde em dia é indispensável, e o check up cardiológico, também é de extrema importância.

Razões para se realizar o check up médico!

A saúde é um componente chave para tudo o que fazemos, conheça as razões para a realização de um check up médico, mesmo se sentindo bem.

Razões para se realizar o check up médico!

Você se sente bem, não toma medicamentos regularmente, não fuma, e toma muito cuidado com a alimentação. A possibilidade é: você provavelmente não realizou um check up por um tempo, certo? No entanto, os médicos advertem com relação a este comportamento, em termos de saúde a longo prazo.

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm - CRM: 20985-PR - RQE 21616

Desenvolvido por: Paulo Henrique