Centro de Check-UP cardiovascular

CHECK UP e Exames cardiológicos em Curitiba - Cardiologia

Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm
CRM: 20985-PR - RQE 21616

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Cardiologia Curitiba é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIOCOR Curitiba.
Dra. Daniela Nejm é chefe do Serviço de Cardiologia da Angiocor Curitiba e realiza o check up cardiológico: prevenção e tratamento dos males que acometem o correto funcionamento do coração, bem como os exames de diagnósticos.

Teste Ergométrico

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cárdiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.

Quais as indicações ao exame de Teste ergométrico ?

A Diretriz do Departamento de Ergometria e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre teste de esforço mostra que sua indicação é bastante ampla:

- Na Doença Arterial Coronária;

- Na Hipertensão Arterial;

- Nas arritmias;

- Na população sadia ou aparentemente normal;

- Indicações especiais.

Quais as contraindicações ao exame ?

Limitação física do paciente para sua realização;

Síndrome coronariana agúda;

Doenças cardíacas e pulmonares descompensadas, entre outras...

Qual o preparo necessário ?

No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel;

Vir ou trazer roupa confortável (agasalho/tênis).

Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame;

Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame; o paciente não deve fazer o exame em jejum;

A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomenda-se suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (atenolol, propranolol, metoprolol etc), inibidores dos canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou mononitrato de isossorbida, nitroglicerina etc).

Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol, até 72 horas após o exame, pois pode surgir irritação da pele, no local da colocação dos eletrodos.

Obs.: Endoscopia digestiva ou Colonoscopia não devem ser realizadas no mesmo dia do teste ergométrico.

Como o exame é realizado ?

O primeiro passo é coletar dados com o paciente e descritos no pedido médico para definirmos a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada paciente.

A seguir são colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido.

A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.

Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação.

Quais os critérios utilizados para dizer que o teste foi POSITIVO para presença de isquemia ?

A interpretação do exame envolve múltiplos fatores: presença de sintomas, os níveis de pressão arterial, o comportamento da frequência cardíaca, a capacidade física, os distúrbios do ritmo cardíaco e as alterações do observadas no eletrocardiograma registrado durante o esforço.

Quais as complicações ?

O risco de complicações graves como infarto, arritmias e parada cardíaca é muito baixo e menor do que 1 para cada 20.000 exames realizados.

Quais as limitações ?

A sensibilidade (chance de o exame ser positivo quando a doença arterial coronária está presente) e a especificidade (chance do exame ser negativo quando a doença arterial coronária está ausente) do Teste ergométrico situam-se entre 70% e 80 %.

Algumas vezes, o teste ergométrico pode ser “falso-positivo”, especialmente nas mulheres, sem significar doença arterial coronária obstrutiva.

O Teste ergométrico pode ser realizado em associação a outros procedimentos ?

O Teste ergométrico pode ser associado à realização de exame de Medicina Nuclear (Cintilografia de Perfusão Miocárdica associada ao Teste Ergométrico) e ao Ecocardiograma (Ecocardiografia sob Estresse Físico).

Destaques

Campanha "Setembro Vermelho"

Celebrado todo dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, a campanha "Setembro Vermelho" informa a respeito de cardiopatias.

Campanha 'Setembro Vermelho'

Você sabia que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas? O mês de setembro foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. A saúde de nosso coração está em evidência nesta época do ano, pois estamos no "Setembro Vermelho".

Como reconhecer um infarto

Os sintomas clássicos são aperto no peito espalhando para o braço esquerdo, suor em excesso e perda da consciência.

Reconhecimento de um infarto: Apenas 2% dos brasileiros sabem reconhecer um infarto.

É importante lembrar que quando se trata de doenças do coração, a falta de informação pode ser fatal. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 2 minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular, e não saber quando se trata de um infarto diminui a chance de sobrevivência.

A importância do check up cardiológico

Saiba por que ver seu médico regularmente e a realização do check up cardiológico é importante para a saúde de seu coração.

A importância do check up cardiológico

Com a doença cardíaca, causando vítimas em todo o país, devemos sempre ter uma imagem precisa de nossa saúde cardiovascular. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva. Manter a saúde em dia é indispensável, e o check up cardiológico, também é de extrema importância.

Razões para se realizar o check up médico!

A saúde é um componente chave para tudo o que fazemos, conheça as razões para a realização de um check up médico, mesmo se sentindo bem.

Razões para se realizar o check up médico!

Você se sente bem, não toma medicamentos regularmente, não fuma, e toma muito cuidado com a alimentação. A possibilidade é: você provavelmente não realizou um check up por um tempo, certo? No entanto, os médicos advertem com relação a este comportamento, em termos de saúde a longo prazo.

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dra. Daniela Ribeiro Marques Nejm - CRM: 20985-PR - RQE 21616

Desenvolvido por: Paulo Henrique